Jeep

A aura criada em torno do Jeep teve início devido a sua participação na Segunda Guerra Mundial. Ele serviu em todas as frentes de batalha. Utilizado como veículo de reconhecimento, transporte e outras funções que a necessidade criava. A melhor descrição de sua importância é a do correspondente de guerra Ernie Pyle: “Eu acho que não poderíamos continuar sem o Jeep. É fiel como um cachorro, forte como uma mula e ágil como um cabrito. Constantemente leva o dobro de peso para o que foi projetado e ainda se mantém andando.
A Guerra necessitava de um veículo leve, rápido, para todo o terreno. O Exército Norte-Americano lançou este desafio aos fabricantes de automóveis. Em 11 de julho de 1940 foi solicitado a 135 fabricantes para o desenvolvimento de um veículo com as seguintes especificações: tração 4x4, de fácil fabricação, em aço estampado, para 03 passageiros, peso máximo de 625 Kg, carga útil 300 Kg, motor 40 HP, capaz de atingir 80 Km/h, entre outras características.
O prazo de entrega do protótipo, 49 dias, e 75 dias para a entrega de 70 veículos. Somente a American Bantam Car Company e a Willys-Overland responderam ao pedido. O protótipo da Bantam, o MK II foi entregue ao Exército em 23 de setembro de 1940 sendo submetido a duros testes em mais de 5.000 Km de estradas não pavimentadas.
Sendo que foi o modelo da Willys-Overland que serviu para a fabricação de mais de 600.000 Jeeps durante a guerra, sendo designado como Willys MB Truck, ¼ Ton, 4x4, Command Reconnaissance (Caminhão Willys MB, ¼ tonelada, 4x4, veículo de reconhecimento). Na década de 1940 foi o veículo que alcançou maior destaque.