Navegação Aérea Brasileira


Navegação Aérea Brasileira foi fundada em 1939 como uma empresa pública em concorrência direta ao Syndicato Condor e Pan Am / Panair do Brasil consórcio. Um movimento ousado, do fundador, o fazendeiro Ewaldo Kós, associado a Luiz Vergara e Paulo Venâncio da Rocha Viana. Era uma das muitas pequenas companhias que tenham sido constituídas no Brasil na época 1945-1960 (pós-guerra)
No dia 28/2/1940 foi constituída a Diretoria e escolhido o Mj. Orsini Coriolano Cardoso como Dr. Técnico. Os dois primeiros aviões Beechcraft 18 chegaram ao Rio de Janeiro 2/1/1941 e o início das operações foi no dia 28/3/1941 sendo a primeira linha Rio de Janeiro / Bom Jesus da Lapa / Petrolina / Recife. Em 1941 chegaram mais um Beechcraft 17 e um Fairchild 24. Nos três últimos meses de 1941 a NAB transportou 246 passageiros. Em 1942 foram 2.384 passageiros. Em maio de 1942 foi-lhe garantido outro subsídio de 1.796 Contos de Réis e em agosto de 1942 outro de 6.000 Contos de Réis. Com essa injeção de recursos a empresa aumentou sua frota com dois aviões Lockheed Lodestar e um Stinson Reliant.

Em julho de 1944 a NAB recebeu outro subsídio (Cr$ 8 milhões) com a condição de que voasse pelo menos dois milhões de Km por ano e adquirisse mais três aviões (Lodestar).
Em maio de 1946 a NAB aumentou sua frota com dois aviões Douglas DC-3. Um terceiro chegou em 1947. Em 1948 a empresa começou a enfrentar problemas financeiros e em março cessou suas operações regulares. O Governo assumiu a companhia. Em 1956 Dilvo Perez tentou reerguer a empresa com o apoio da Panair do Brasil. Em 1957 a NAB adquiriu dois aviões Curtiss C-46 Commando e mudou sua razão social para S/A Navegação Aérea Brasileira. Foram comprados 10 aviões DC-3 da Panair do Brasil, passando a voar em Pernambuco. Em 1960 a empresa tinha já 11 Curtiss C-46 Commando e inaugurava vôos noturnos a preços mais baixos. Mas um acidente com um dos seus DC-3 provocou o rompimento do seu acordo com a Panair.
No dia 24/10/1961 a NAB foi comprada pelo Lóide Aéreo Nacional, mantendo a sua razão social. Depois de algum tempo a NAB e o Lóide foram absorvidos pela VASP. A liquidação final da empresa ocorreu no dia 9/10/1984.